26 de novembro de 2010

Agradecendo


(para ilustrar o post, um excelente trabalho da NBC Artworks e Nathan Love para o Thanksgiving deste ano)



Mais um Dia de Ação de Graças que acontece é mais um dia em que mostra o nosso poder de sermos influenciáveis. Do ponto de vista cultural é mais um feriado que importamos junto do Halloween. Do ponto de vista econômico continuamos sonhando com as liquidações da Black Friday. Mas me interessa mais falar da essência deste feriado.

Dentro da limitada visão que tenho da cultura norte-americana defino o Ação de Graças como um feriado até mais importante que o Natal. E se perguntarem a minha opinião sobre isto direi que acho isso muito justo.

Haverão os cristãos escandalizados por tamanho desprezo com o aniversário de Jesus. Deixo a eles o direito de se escandalizarem sozinhos, pois eles não tem a capacidade de enxergar além de um evento o significado de uma obra.

Páscoa, Natal, são todas datas comemorativas simbólicas ligadas ao passado, celebrando um evento acontecido que apenas indiretamente nos atinge nos dias atuais. O Ação de Graças é um feriado que — se focado em sua real essência — trata do presente e do futuro, do hábito de agradecer a todos os envolvidos as conquistas realizadas ao longo do ano e de manter estes laços. Olhando para o futuro, na construção dele.

Independente da sua crença esta é uma reflexão fundamental a se fazer, quais são os frutos de ser uma pessoa grata a tudo. Principalmente numa época onde as pessoas preferem dedicar seu tempo e intelecto para reclamar de tudo e todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário