Com a invenção da internet qualquer dia de qualquer coisa passou a ser lembrado e comemorado. Logo o dia do amigo não iria passar imune (ou impune). Mas é logo ele e a sua relação com a rede pedem alguns dedos a mais de prosa e reflexão.
A internet mudou a nossa forma de ver e de pensar em muitos aspectos, mas nenhuma área foi mais afetada e transformada do que das relações pessoais (redes sociais, alguém?) e o conceito de amizade.
Muita gente questiona esta nova visão, dizendo que amizade virtual não é amizade de verdade. Você vai ver muitas pessoas dizendo estas coisas neste 20 de julho. Ouça estes argumentos e esteja pronto para se sentir a pessoa mais anti-social do mundo .
Eu, no entanto, quero fazer uma análise muito mais criteriosa do assunto, saber o que corresponde melhor aos critérios de uma amizade: Pergunte a si mesmo em quantas pessoas você confiou os mais tensos momentos da sua vida. Pergunte-se de quem você ouviu os conselhos mais ácidos, as verdades mais dolorosas porque simplesmente era o mais necessário naquela hora. Agora tente-se lembrar com quantas pessoas que você convive diariamente tudo isto também é possível.
Nunca decretei e espero nunca um dia decretar a internet com uma substituta das relações pessoais mas sempre gostei do seu poder de fazer um “hack” na cabeça humana. Quebrar limites geográficos, ideológicos, poder unir todos que estiverem de boa vontade de tentar ir além do mundo que estão acostumadas. Muitas amizades foram construídas no avançar destes limites e muitas continuarão sendo construídas desta forma.
Enfim, não julgue suas amizades entre reais e virtuais, presenciais ou a distância, julgue-as pela força e pela impotância que elas tem. Não importa quantas vezes você recebeu um e-mail "Fulano convidou você para ser seu amigo", a relevância real disto mora em um campo onde métrica nenhuma é capaz de auditar.
20 de julho de 2010
Sobre amigos e seus dias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Toddynho viu e recomenda essa postagem.
ResponderExcluirBuddy! High Five... o/
Mesmo depois de uma semana (Sim, meu GoogleReader tem mais coisas do que consigo ler) impossível não destacar a frase "(...) a relevância real disto mora em um campo onde métrica nenhuma é capaz de auditar". Qualquer linha a mais sobre o assunto amizade real e/ou virtual se torna irrelevante.
ResponderExcluir