Parte 1: O equipamento
O conceito básico do teleprompter se baseia no poder semi-reflexivo da superfície do vidro, semelhante a um insufilme de carro. A maior luminosidade do ambiente externo reflete na superfície, sem atravessá-lo, ao mesmo tempo que o outro lado visualiza as imagens normalmente sem captar nenhum reflexo.
O esquema tradicional de um teleprompter consiste no seguinte posicionamento de equipamentos:
Os primeiros modelos de TP (abreviação para teleprompter) traziam obviamente um monitor de TV de tubo comum no lugar do LCD da ilustração, com o texto sendo enviado por um gerador de caracteres muito parecido com os que eram utilizados nas transmissões propriamente ditas mas com uma alteração necessária para que o sistema funcionasse: A imagem espelhada invertida na horizontal.
Esta é uma forma de driblar um problema óptico por se trabalhar com espelhos: A imagem ao rebater no vidro ela se inverte, o que tornaria impossível a leitura do texto na tela. Mas ao inverter a imagem previamente, ela é corrigida ao rebater no vidro e aparece na forma correta para o apresentador.
Com a popularização da produção audiovisual e da informática começaram a ser oferecidos programas de computador para teleprompter, onde é possível fazer a rolagem do texto e sua inversão num passo só. O problema é o preço da licença destes programas. Por isso, com um pouco de física e com a ajuda dos monitores de LCD foi criado um modelo que dispensa qualquer processamento de imagem ou software especial:
A presença de um espelho a mais compensa a reflexão da imagem, que ao refletir no vidro já estará na posição correta.
Este sistema é mais vantajoso porque além de permitir a leitura de textos torna possível exibir qualquer outra imagem em orientação correta, servindo também como "retorno" do estúdio.
Parte 2: Criando um texto de TP no Word
A versão que melhor se encaixa para este trabalho é a do Word 2003. A versão 2007 com seu modo de tela cheia com página dupla dificulta bastante o uso programa como controlador de TP.
- Vá em Ferramentas > Opções e ative na aba Geral a opção Fundo azul, texto branco
- Entre em Arquivo > Configurar página e escola a orientação Paisagem para que o texto preencha por completo o monitor.
- Para que não apareçam bordas de página na tela, desative o modo layout de página em Exibir > Normal
- Texto escrito e ajustado no tamanho de letra correto, entre no modo de exibição de tela cheia através do menu Exibir > Tela Cheia
- Para movimentar o texto é simples: Clique com o botão de rolagem uma vez e leve o mouse para frente ou para trás. A velocidade de rolagem do texto acompanhará a velocidade do deslocamento do mouse.
Você pode usar outros programas no lugar do Word como o CuePrompter, citado no blog do Tiago Dória. O mesmo sistema pode ser adaptável a programas semelhantes rodando em Mac OS ou Linux.
Bom trabalho!
2 de julho de 2010
Como fazer um teleprompter para operá-lo apenas com o Microsoft Office
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário