12 de julho de 2010

Obscuros e twitteiros

Recebi do Galeno há poucos dias um livro, "A Arte de Escrever" de Schopenhauer, que logo nas primeiras páginas me fez sentir o tamanho do impacto que ele ainda pode causar e como é extremamente atual mesmo a obra tendo sido escrita no século 19.

Logo no prefácio me deparei com o resumo do autor para três problemas estilísticos da época, a falta de clareza, prolixidade e neologismos. O que impressiona não é a definição dos problemas, mas como eles se apresentam:

(...) em sentenças curtas, ambíguas e paradoxais, que parecem significar muito mais do que dizem.


Neste momento vesti a carapuça e percebi: O Twitter é assim. E deixando de fora a prolixidade que é técnicamente impossível na ferramenta a presença dos neologismos são igualmente difundidas.

Dou força à expressão "vestir a carapuça" pois percebi como acabo usando estes estilos e como me deixei contaminar. E continuei a recontaminar o ambiente.

Tudo isso nos dá noção de como uma mídia colaborativa se constrói somando, massificando e traçando uma média dentre os comportamentos, opiniões e estilos vindos literalmente de todas as direções. E lembrando a máxima da teoria da comunicação, média<->mídia.

Dá muito pano pra manga, não? Por isso recomendo que você também leia este livro.

2 comentários:

  1. Acho que vais gostar bastante do livro. Schopenhauer é, em muitos momenos, de um radicalismo primoroso, hahaha.

    Me identifico muito com ele na busca pelo significado exato, em oposição àquela filosofia meio poética (paradoxal) da busca pelo sentimento.

    lugar de poesia é na poesia. aí cada um sente do jeito que achar melhor.

    ResponderExcluir
  2. Puts sempre imaginei Schopenhauer como um cara totalmente ácido, triste e depressivo.
    Mas nunca li nenhuma obra por inteiro (na verdade por medo, as pessoas tendem a temer a realidade - ainda mais - e sou - infelizmente, mas apenas por enquanto - uma delas... rsrs).
    Taí fiquei instigada, vou querer ler!! Nas férias de dezembro reserve-o para mim, pois pedirei emprestado.
    hahaha
    =]

    ResponderExcluir