20 de novembro de 2009

Top 8 - Institucionais de TV

Muita gente no Twitter e até mesmo no trabalho comenta sobre o meu fascínio sobre vinhetas, chamadas e institucionais de televisão. Isso me deu a idéia da oportunidade que eu tenho de compartilhar esse conhecimento com mais gente (maluca que nem eu, talvez?) e na forma mais divertida e polêmica que pode haver: uma lista dos melhores, segundo meu critério. Confira se a minha lista de favoritas bate com a sua:

(Quero deixar registrado a infelicidade de não haver campanhas brasileiras na lista pelo simples fato que o Brasil não acredita neste formato, ou quando acredita, se limita a copiar e traduzir (caso do SBT).)


8 - "Just Watch Us Now" (1982 - NBC)



Por quê? A briga entre o primeiro lugar em audiência durante os anos 70 ficou praticamente apenas entre a ABC e a CBS, o que fez da necessidade de renovação de imagem a prioridade número um dentro da NBC para os anos 80. Todo o resultado dessa reestruturação está retratado na campanha "Just Watch Us Now", que foi muito bem sucedida e que portas para outras campanhas bem sucedidas da casa nos anos 80.

7 - "Still The One" (1977 - ABC)



Por quê? Como podem notar, a ABC nunca perdeu a obsessão em querer anunciar que é a líder, só que nessa o trabalho foi bem melhor. E não sou só eu que digo isso, mas também o Channel Nine da Austrália, a Sky da Inglaterra e mais um monte de emissoras que copiaram essa música.

6 - "Come Home" (1986 - NBC)



Por quê? Tem coisa melhor do que a sensação de estar voltando pra casa depois de um cansativo dia de trabalho? A NBC sentiu isso e associou esta idéia com a que a emissora seja a casa das pessoas, onde seus shows são parte integrante da família americana. As cenas de gente encerrando o expediente definem brilhantemente o vídeo.

5 - "We're Four New York" (1992 - WNBC-TV)




Por quê? Tomando sucessivas "surras" nos índices de audiência, o canal nova-iorquino da rede NBC precisava de uma renovação e uma das grandes sacadas foi essa campanha inspiradora, que foi a fundo no espírito cosmopolita da cidade, sem falar no esperto trocadilho entre "for" e "Four", número do canal no espectro. A campanha chegou a ter repeteco anos seguintes, mas não com o mesmo efeito.

4 - "Let's All Be There" (1985 - NBC)



Por quê? É sem dúvida um dos slogans mais lembrados quando se fala em campanhas institucionais de TV nos EUA por combinar uma boa letra (a excelente sacada do "people come together with the moment that they share") e um ritmo conquistador. Também bem lembrada numa boa versão de 30 segundos:



3 - "Looking Good" (1979 - CBS)



Por quê? Apelar para o lado emocional das pessoas sempre foi uma estratégia chave no mercado de jingles e institucionais de TV nos EUA, só que com um ingrediente a mais: O patriotismo. A CBS sempre se valeu muito dessa fórmula mas nesse promo de 1979 ela realmente se supera, e pasmem, nem chega a colocar o nome da rede na letra!

2 - "Reach for the Stars" (1981) - CBS



Por quê? Frética, conquista pela empolgação, ligada a quantidade de formatos de aventura nas estréias da temporada. Também um dos raros casos onde a edição das imagens contribui significativamente para a mensagem do vídeo.

1 - "We've Got The Touch" (1983) - CBS



Por quê? The "touch", o "toque", algo que não pode ser bem definido, mas pode ser sentido. A campanha é toda construída em cima de sentimento que une TV e telespectador de uma forma que qualquer obstáculo é contornado. Logo em seguida a campanha foca as atividades do dia-a-dia e como um "toque" pode transformar tudo:



MENÇÃO HONROSA: RTP 50 anos (2007)



Por quê? A edição do vídeo ficou muito a desejar, misturando artistas que cantam sem saber a letra da música com imagens que nem são da própria RTP. Mas apesar disso a campanha de 50 anos da Radio e Televisão de Portuigal merece um lugar de destaque nesta lista pela incrível canção que usou. Ainda estou a ver uma música que fale de maneira tão poética e verdadeira sobre o trabalho televisivo e a sua função social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário