30 de novembro de 2009

O que as séries nos ensinaram sobre a vida

Tenho a mania totalmente anti-brasileira de ouvir o que as pessoas dizem sem concordar com elas. Um boim exemplo disso é o fato de continuar lendo o blog do Cardoso. Cheio de polêmicas, às vezes contundente, outras horas nem tanto, gosto do estilo provocador.
Esta minha insitência rendeu um bom fruto, um post que eu concordei em gênero, número e grau sobre televisão. Para quem não viu ainda, recomendo a leitura.
Aproveito deste momento pra usar este assunto como gancho no meu blog: Falar mal da televisão nós vamos sempre falar sempre que for necessário. Eu especialmente não escapo disso. Mas devemos manter sempre nossa sensibilidade e atenção à disposição de registrar fatos e momentos que nos marcaram positivamente. Por tudo isso, resolvi listar aqui listarei alguns desses momentos que fazem da televisão um veículo ainda tão presente na nossa vida:


"The One with the Prom Video" (Friends - S02E14)



Ross e Rachel brigaram por causa da sua falta de iniciativa e aterna indecisão. Ele a ama desde os tempos do colégio, mas de forma platônica. Exceto pelo dia do baile onde o destino armou dele salvá-la, e que da mesma forma desarmou. Rachel não sabia disso e foi através de um vídeo perdido nas coisas da Monica que a veradade veio a tona. E a mudança de atitude também.



"The Bath Item Gift Hypothesis" (The Big Bang Theory - S02E11)



Sheldon não tem habilidades sociais. Desta forma, tudo que ele pode fazer é tentar entender os comportamentos sociais através da ciência e da matemática. Mas Penny, a vizinha, mostra que como a esperteza é mais forte que o conhecimento bruto e o surpreende com um presente, capaz de destruir qualquer resitência ou barreira psicológica.

"The One Where Joey Moves Out" (Friends - S02E16)



(Inicialmente não quis comentar sobre esta cena pelo fato de "Friends" já ter sido representado neste post. Mas a twittada do Marcel justamente hoje me fez repensar essa posição.)

Depois de muito tempo dividindo o mesmo apartamento com Chandler, Joey resolve se mudar. A cena que marca a despedida de Joey é a materialização na TV do ditado "uma imagem vale mais que mil palavras". Quase sem falas e expressões, ainda dá pra se sentir tudo que acontece naquele momento. Sucedido pela rara ocasião onde "Friends" não teve uma "gag final".

Faltou algum momento que você considera inesquecível? Sugira nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário