Já se foi muito discutido sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo. Não vou ser mais uma pessoa a jogar minhas palavras onde muita merd* foi jogada no ventilador.
Meus contatos estão ali na coluna da direita, aproveite que além do diploma a ditadura também caiu e xingue-me à vontade.
De minha parte propriamente dita deixo registrado que, apesar do STF ter me concedido esse poder, abdico ao título de jornalista. Ontem, hoje e amanhã, seja lá qual seja ele. Tanto nos meus dias de ignorância abissal como num sonhado dia após 4 anos de curso, dispenso completamente o tal título, a "carteirada light" que se aplica inúmeras vezes ao longo de um dia ao longo do mundo.
Quero ser jornaleiro. Aquele cara sabe quem aparece todos os dias pra ver as notícias, sabe o que as pessoas querem e o que precisam saber. Aquele cara que sabe o que acontece na sua rua tão bem quanto o que acontece na Rússia. O cara que sempre faz a ponte, ás vezes longa, entre a manchete e a vida real. Que não fica desintegrando seus dias num espaço hermeticamente fechado com ar-condicionado.
E se algum jornalista os ofenderem, jornaleiros, me chamem que eu entro na briga!
23 de junho de 2009
Dois dedos
9 de junho de 2009
Momento "Petrobras"
Tem gente que acha um absurdo a Petrobras divulgar as entrevistas que recebe. Mal sabem eles como funcionam as agência de publicidade nesse mundo blogosférico atual..
Que tal nós mostrarmos então como funciona essa máquina que gira em torno dos blogs? Segue aí o e-mail (disparado em massa para milhares de blogueiros desimportantes como eu, como o Google pôde mostrar) que recebi numa tentativa de divulgar o prêmio CNN de jornalismo universitário. Ou algo do tipo:
from Fred Conti
date Thu, Apr 16, 2009 at 6:47 PM
subject Lançamento do 5º Concurso CNN
Olá Micael, tudo bem ?
Meu nome é Frederico Conti e estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso pode ser interessante para você e para os leitores do seu blog Desvende essas Neuras.
As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009.O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social.”
A novidade de 2009 é que o estudante vai poder enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser.O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.
As inscrições podem ser feitas no site:
www.concursocnn.com.br
Acompanhe ainda as novidades no Blog:
http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/
e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,
por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131
Obrigado pela atenção.
Frederico Conti
fred@ichimps.com.br
3 de junho de 2009
Semeando
Já perceberam como ser gentil com os outros faz bem pra nós mesmos?
Senti essa espécie de catarse individual na terça-feira, com uma simples frase. Não tem nada de especial na frase, muito menos a situação e a pessoa. O ambiente em si era simples, o pensamento que rondou a minha cabeça naquele momento não.
Sempre adotei como minha filosofia apenas manifestar sentimentos que realmente esteja sentido. Tipo responder o "tudo bem?" de todo dia. Eu podia inventar a resposta mais inesperada possível, mas rebolava ao imponderável pra não ser mentiroso comigo mesmo, dizendo que estaria bem quando na verdade não estava.
Porém ontem enxerguei a mesma situação, a essa mesma auto-filosofia com um novo olhar. Alguns posts atrás aqui no blog comentei sobre as regras de ação e reação na vida (dê uma relida lá se interessar) e foi isso que me ocorreu na hora: "Por mais que eu não me sinta bem, porquê não posicionar um 'tudo ótimo!' como uma meta a ser atingida, como uma fé depositada em algo que ainda vai se cumprir? A fé é gratuita, e acreditar não é pecado."
Desse momento em diante minha consciência tomou um daqueles DietShake's e perder uns 50 quilos de dúvidas e ponderações vazias. Eu me senti como um semeador de boas idéias e bons sentimentos, tanto pra mim como pra aquela outra pessoa. E provavelmente pra você também, que está lendo esse texto.
E como todos nós sabemos, quem planta, colhe.
1 de junho de 2009
Do amor ao sexo
Segundo um jornalista:
Queria ouvir de você o que você pensa da nossa relação, porquê eu preciso saber dos dois lados. Inclusive, poderiamos tentar de outras formas, pra enriquecer mais o resultado final. Não, não, não vou fazer isso a menos que você realmente queira, quero que seja algo que saia de dentro de você. Não quero esmolas! Dinheiro não é importante nesse negócio, apenas corrompe e suja nossa relação. Essas coisas não saem de graça, a conta vem depois. Mas se vier como agradinho, aceito né? A situação anda bem difícil...
Segundo um publicitário:
Você já voltou com esse pedido umas 3 vezes! O que mais você quer que eu mude? Mais uma vez eu broxo! Na proposta tudo é bonito, maravilhoso, você diz que vai deixar tudo por minha conta, tudo ao meu critério, mas não, no final das contas tem que ser tudo do seu jeito! Deixa as coisa só comigo, pelo menos uma vez na vida! Não precisa chamar esse povo todo pra assessorar não... Eu juro, vai ser maravilhoso! Você nunca mais vai querer saber de outro agente.
E aproveitando a onda...
Dos memes que povoam o Twitter, um dos melhores e mais injustiçados é o #musicmonday. Talvez pela infelicidade das pessoas odiarem as segundas-feiras talvez. Ou pura falta do que falar. Mas música na segunda-feira é algo que há muito tempo se fez presente aqui no blog, com ou sem tag.
Mas nenhuma outra segunda é mais propícia pro assunto do que essa. Dormi pouco hoje, o que logo por consequência significa que ouvi muita música. De Good Old War a Radiohead, escolho como indicação de hoje McFly.
Sim, alongue bem seu nariz se quiser torcê-lo pra mim.
Ao colocar "Room On The 3rd Floor" pra tocar no Walkman (chupa essa, Apple!) me veio a mente o comentário do @dricopinheiro. Também acho que o mundo está com um foco muito adolescente. E isso é uma coisa que me agradou no McFly, em idos tempos de 2004.
Periodicamente tenho que responder sobre a diferença entre essa banda e uma "boy-band" qualquer. Hoje eu diria que enquanto as "boy-bands" se preocupam em deixar sua marca de galãs, o McFly sempre se preocupou mais em se divertir, vivendo seu jeito moleque de ser.
Entenda melhor isso no clipe abaixo, e boa segunda-feira!