12 de agosto de 2010

Periódico e crônico



I don't care if monday's black
Tuesday wednesday heart attack
Thursday never looking back
It's friday i'm in love
The Cure - "Friday I'm In Love"


Há aqueles que tem o benefício de receber a alegria no final de semana, mas o meu caso é mais específico quanto receber a minha depressão em determinados dias da semana. Não tem explicação, não tem motivação, ela simplesmente vem para não me deixar só.

Aos remédios, um pit-stop, uma forma de adiar a vinda dela. Aos tratamentos psicológicos discussões inúteis com alguém que afirma que não existe uma verdade. Para quem convive com uma doença crônica só resta o tratamento característico: Controle e convivência.

Como doença crônica e enraizada na personalidade de alguém, interpreto a minha como um astigmatismo da alma que me faz ver o mundo de uma forma bem diferente do que ele realmente é, mas que não faço questão de perder. Pode ser distorcido, mas é um ponto de vista que só eu posso ter, desanuviado do comodismo e inércia que toda alegria traz consigo.

1 de agosto de 2010

Sherlock



Fiz força para não deixar meu fanatismo por Doctor Who contaminar minha avaliação de "Sherlock", nova série da BBC co-produzida por Steven Moffat que também é produtor executivo de Doctor Who. Creio que consegui.

It could be help:



Uma estréia com Appreciation Index comparável aos níveis de Doctor Who, uma série já com muito tempo de estrada. Um excelente sinal. Aliás, sinal é algo que não pode faltar na série: Sherlock Holmes não poderia se ambientar na Inglaterra dos dias de hoje sem ser viciado em mensagens de texto e a trama se estrutura muito bem em cima disso:



As mensagens escritas são parte importante da trama e também ajudam a acompanhar o raciocínio de Sherlock. Ah, como é bom trabalhar com o público 100% alfabetizado...



Infelizmente apenas 3 episódios estão na agulha para irem ao ar, portanto seja esperto: Preste atenção em todos os detalhes, a ciência da dedução não é tão impossível assim.

Update [18/12/2011]: Sherlock volta às TV do Reino Unido para uma segunda temporada dia 1 de janeiro. Mas se você quiser tirar o atraso nos episódios até lá aproveite que a primeira temporada está disponível em DVD aqui no Brasil.