24 de março de 2009

Sem flashes


A recente revolta de espectadores do show de stand-up de Marco Luque em São José dos Campos me gerou a idéia desse post.

A democratização das câmeras digitais trouxe muito mais liberdade e espontaneidade pro mundo da fotografia. Fazer fotos deixou de ser apenas para momentos oficialmente importantes e automaticmente transformou qualquer momento da nossa vida em um momento especial e digno de ser retratado.

O problema é que já estamos há muito passando desse limite. A fotografia se banalizou e colocou os valores humanos para debaixo do tapete.

Pra quê a necessidade de materializar tudo que você vivencia em fotos? Porquê não ir a um show e preocupar-se exclusivamente em curti-lo do que ficar tentando tirar boas fotos? Desse jeito você perde o momento atual só para garantir um suposto desfrute futuro, algo muito incoerente.

Deêm férias pras suas câmeras fotográficas e tirem férias tranquilos, está bem?



[UPDATE] Relatei o fato ocorrido em São José dos Campos para a Daniela, que produz o stand-up do Luque. Segue o que ela me respondeu via e-mail:

Olá Micael,

Agradeço a informação.
O fato é que algumas informações não chegam corretamente as pessoas.
O Luque faz questão de cumprimentar o público.
Só pra constar, ele recebeu cerca de 20 pessoas entre uma sessão e outra no
camarim.
Na sexta, ele teve que ir embora,depois da apresentação, pois tinha um
evento muito importante.E ainda tirou fotos com fãs que o aguardavam no
estacionamento. Foi super atencioso.

No sábado, que fez 2 sessões, foi jantar no "Espetinhos filé Miau" e estava
lotado!!! Tirou fotos com quem pedia.

Ele demora para sair do camarim, pois termina a apresentação muito suado e
toma banho no camarim!!!!

Sou EU que controlo as fotos tiradas com ele, pois em muitos lugares onde
disponibilizamos sessões de fotos, as meninas apertam a bunda dele e isso o
deixa constrangido.

Inclusive, na última sessão de sábado, deixamos a porta aberta do Teatro e
invadiram a platéia novamente, formando uma fila e ATENDEMOS A TODOS DA
FILA, tirando fotos com ele.

5 comentários:

  1. Então, eu estava presente no show e tenho que defender os portadores dessas "armas".
    Eu já havia visto parte do show de stand up do Marco uma semana antes, em São Paulo, no Memphis. Estava certa de que não assistiria ao show dele em São José dos Campos, mas depois da primeira apresentação, fiz questão de aplaudi-lo aqui também.
    E diferentemente do que vi na capital, onde as pessoas tiravam quantas fotos bem entendiam, aqui ele reclamou dos flashes de uma forma que mesmo quem não estava tirando foto (como a mim, por exemplo) se sentiu constrangido.
    Sei que deve ser um tanto quanto ruim ter essa grande exposição constantemente, mas essa é a forma de reconhecimento do trabalho que ele escolheu, sendo assim, acredito que ele deveria ser um pouco mais compreensivo com o assédio.

    ResponderExcluir
  2. "Pra quê a necessidade de materializar tudo que você vivencia em fotos?"

    Micael, você realmente perguntou isso?

    Se você não gosta de tirar fotos, tudo bem, um direito seu. Mas daí a vir generalizar um habito tão gostoso que as pessoas SEMPRE tiveram, não dá não.

    Por que alguém vai num show e tira fotos?
    Porque é FÃ de quem está no palco.
    Sabe a relação "Fã-Artista"?
    A pessoa quer guardar uma lembrança daquele momento, ela gosta do artista, então ela "materializa" o momento.
    Não é normal?

    Não tô entendendo porque esse assunto te rendeu até uma postagem aqui. Eu dei minha opinião.
    Falei o que eu achei sobre a apresentação do Luque aqui. Fiquei mesmo surpresa porque já fui em apresentações no Memphis e lá todo mundo tira foto. Como assim?

    Não acho que esse assunto precise de tanto alarde.
    Como eu te disse, cada um no seu quadrado. Eu tenho minha opinião, você a sua.

    Quando se decide ter uma vida pública, é necessário saber lidar com diversas situações. Talento não é tudo.

    Meu abraço!

    ResponderExcluir
  3. É fácil defender sem entender ao certo como foi a situação. Eu até entendo não tirar fotos e tudo mais, até porque foi pedido no começo do espetáculo e foi uma coisa que nós que falamos do "estrelismo" do humorista respeitamos e não usamos nossas máquinas fotográficas naquela ocasião. Mas o que levamos em consideração para tal comentário foi a arrogância do cidadão ao parar o show e com um tom exaltado e sarcástico pedir para pessoas não fotografarem ou filmarem. Eu continuo sendo fã do Marco Luque e foi somente uma situação não agradável, creio que toda a platéia se sentiu constrangida diante a situação.

    Mas entendo que as pessoas que alí estão queriam levar um pedaço do seu ídolo registrando o momento, pra mostrar pra uma tia que não pode ter ido e que se tivesse que ir ao show em outro dia, teria que se deslocar de sua cidade e ir ver o stand up ( meia boca ) do rapaz.

    Imagine então sua vida sem fotos, sem momentos registrados, somente na sua memória. Você não teria como provar suas histórias pros seus filhos e netos, seriam como ver os livros infantis sem ilustrações. Defendo a fotografia e digo para todos aqui que não dêem férias e registrem os momentos importantes para você.

    #bjomeliga

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo cm o post, vira e mexe me pego perdendo a chance de desfrutar de um bom show direito pq eu tô tirando fotos

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que toda a falta de argumentos resulta num extremismo de idéias.

    Em primeiro lugar, esse texto não julgou em nenhum momento se a atitude tomada pelo Luque foi certa ou errada, apenas abri uma reflexão sobre o tema, aproveitando o momento.

    E em segundo lugar, foi falha minha não ter destacado no texto, mas o que eu critico nessa pensata toda é o excesso.
    Gosto de fotografia e convivo todo dia com pessoas que trabalham nessa área, nunca queria dizer que ela devesse ser extinta.

    Tudo vira pecado quando ganha excesso.

    Em todos os shows de stand-up que eu vi, somente um não teve sessões de fotos depois do show, exceto um único caso, quando o Oscar Filho teve que sair pra cumprir show em outra cidade no mesmo dia. Sendo assim eu continuo sem entender qual seria a utilidade de ter que fazer fotos durante um show.

    Finalmente, obrigado por terem participado dessa discussão. Sobre o Luque tô tentando falar com a minha amiga que entrevistou ele aqui em Americana pra repassar tudo isso pra pra irmã dele, que cuida da produção do show. É o mínimo que a gente deve fazer numa situação como essa.

    ResponderExcluir