14 de julho de 2009

Dicas para uma vida blogueira saudável

(Este post orginalente foi uma colaboração minha para um amigo, o Rodrigo Neres, para um jornal de faculdade. Como estou numa época de resgatar material perdido na memória, minha e do computador, vale a publicação aqui, pra que não se perca novamente)

- Seja original
A internet é um mundo de informações e é muito fácil procurar outra fonte de informação caso a sua seja paupérrima. Ninguém fica rico copiando matérias do G1 e colando no seu blog. Além de tudo, fazer control-c control-v é chamar seus leitores de idiotas, e ninguém gosta disso. Lembrando você mais uma vez que a concorrência tá aí, logo ao lado.

- Se precisar citar, coloque link. Sempre.
Pode até rolar de copiar algum trechinho (lembrando que isso implica em direitos autorais também, tá?) mas tem que ter o link. O Google organiza seus resultados através da quantidade de links que existem para determinada página, tornando-a asism mais relevante. Então você pensa: "Porque eu vou ficar ajudando outras pessoas assim?" ora, porque é preciso...

- Tratar outros da mesma forma que gostaria de ser tratado.
Um dia você linka, mas no outro dia você pode ser linkado! Todos os grandes site e grandes blogs sempre conseguem saber daonde as suas visitas estão vindo. Então, se você linka corretamente e seu conteúdo é bom, você ganha uma chance de receber mais atenção e mais visitas, ou seja, um link de volta.

- Invista no seu blog.
Use o tempo necessário pra produzir um bom conteúdo. Post enche-lingüiça não funciona! Se você não tem tempo pra fazer uma boa coisa, as pessoas também não vão ter tempo pra ler o que você tem a dizer.

- Deixe os trolls falem sozinhos.
Uma hora você pode ficar famoso ou polêmico. Ou quem sabe as duas coisas ao mesmo tempo. Sim, vão ter pessoas querendo acabar com a sua moral, sua reputação e principalmente a sua paciência. Ignore-os. Não tenha medo de moderar e apagar os comentários, afinal eles servem para acescentar informações ao seu post, não pra desocupados ficarem dando uma de machões virtuais.

5 coisas que aprendi sobre TV

HTTP Error 301 - Moved permanently

Leia este post no Memórias Fracas