SPOILER ALERT: Se você não assistiu "A Rede Social" e gosta dessa babaquice de ver tudo como uma surpresa, saia já deste blog.
Dia desses num bate-papo qualquer fui provocado a listar quantos filmes eu já vi no cinema. Contei nos dedos e não cheguei a completar as duas mãos. Por isso não seria a melhor pessoa do mundo para avaliar "A Rede Social" (The Social Network) como uma obra cinematográfica, apenas darei alguns palpites como todo mundo na Internet faz. Somos de tudo um pouco e jogamos nas 11 posições.
De início já podemos levantar a dúvida se o título "A Rede Social" não poderia indicar algo além de uma simples referência ao site que é pivô de toda a história. Até porque a história cita envolve muito mais a vida de Mark e o que a história do site em si.
Uma história 100% verdadeira? Talvez sim, talvez não. Talvez seja apenas meio verdadeira como qualquer história contada por aí ou como qualquer perfil online na internet. Porque o chato da verdade é que ela não tem o contraste suficiente nas cores para ser bem legível, e o chato da ficção é que ela tem um álibi para dizermos para nós mesmos que aquilo não nos ensina nada.
"A Rede Social" não tem a pretensão de analisar a psique humana pós-Web 2.0, mas dá boas dicas. O diálogo entre a advogada e Mark Zuckerberg sobre o início de tudo é praticamente uma conclusão:
Eu estava bêbado, zangado, estúpido... e blogando
O conceito cada vez mais diluído no espaço sobre a privacidade, a impulsidade e instintividade como os novos grandes valores acabam se apresentam ncomo o grande veredito de um julgamento sem um final concreto. Onde não apenas julgamos o comportamento de uma pessoa, mas o nosso conceito de vitória e fracasso.
Como disse na critica que escrevi no blog "nós geeks" acho que o filme vai além disso de contar a criação do facebook,ele é um retrato de uma geração. E se a história contada ali é verdadeira ou não pouco importa,porque apesar de "simples" é um filme grandioso
ResponderExcluirhttp://nosgeeks.pop.com.br/a-rede-social-mais-do-que-um-filme-sobre-o-facebook/
Pretendo assistir pra ver "qualé que é". Espero que não me decepcione.
ResponderExcluirO bom é saber que numa das RARÍSSIMAS vezes que vc foi ao cinema nós vimos Madagascar hahahaha :D
o/